contrato

Contrato formal é, antes de uma burocracia, um instrumento necessário para quem pensa em criar negócios que sejam duradouros.

Portanto, esqueça a antiga ideia de contratar no “fio do bigode”.

A experiência mostra que a grande maioria dos problemas empresariais decorrem da ausência de contratos formais. Isso sem falar daqueles que até existem, mas foram muito mal feitos.

Porque é nele que são estabelecidas as expectativas que uma “parte” tem em relação à outra “parte”.

Quando falamos em definição de expectativas, falamos sobre:

  1. Deve ser definido exatamente o que se pretende com o contrato. Sem isso, de repente cada um está fazendo o que quer, e é aí que surgem os problemas.
  2. Você define o que será feito e como será feito. Assim, não haverá margens para que uma das partes realize algo da forma que não é esperada.
  3. Devem ser delimitados os prazos para a realização das atividades, seja a entrega de um produto ou a realização de um serviço.
  4. É nele que fica definido o pagamento, formas e prazos de pagamento, multas, etc. Quem fornece um produto ou serviço e não está preocupado com o pagamento, certamente em breve fechará as portas.

Também cabe chamar a atenção para um contrato formal com cláusulas genéricas: elas podem dar abertura para realização de coisas favoráveis ou desfavoráveis ao negócio.

Portanto, não espere para contar com a sorte e o bom discernimento da outra parte num momento de conflito.

Um último ponto a mencionar é: muito do que você “informa” ao cliente pode ser considerado “contrato”. Ofertas, propagandas, etc., podem vincular ao oferecimento de um serviço/produto.

Por fim, existe também as garantias legais que, embora não estejam previstas em um contrato, devem ser cumpridas. Essas podem ser garantias gerais, que servem para todo tipo de contrato (exemplo, contratos de adesão), ou para o seu negócio em específico.

Portanto, não deixe de levantar as necessidades de contratos para o seu negócio. Há diversas formas de estabelecer esses contratos formais.

O importante é buscar assegurar os seus direitos e demonstrar à outra parte o seu comprometimento com suas obrigações. Evitar conflitos no mercado é uma ótima forma de buscar a longevidade para o seu negócio.

Além de tudo isso, quem não realiza contratos não estará apto a receber qualquer tipo de investimento. Também porque não demonstra maturidade empresarial.

Assim, conte com especialistas que mais do que resolver problemas, buscam evitar que eles aconteçam.

Posts Recomendados