tendências

As tendências de negócios para empreender são apontadas por pesquisas que demonstram o crescimento de alguns setores. Vejamos quais são eles.

A economia brasileira está aquecida, o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu, a taxa básica de juros (SELIC) não para de cair, o que favorece muito o consumo em geral.

Portanto, é importante saber como está o mercado que você quer ter ou já tem um negócio, como estão as áreas de atuação que você pretende para seu produto ou serviço. Pensando nisso o SEBRAE realizou levantamento minucioso (link) para demonstrar áreas em crescimento, que são as tendências para o empreendedorismo moderno, com foco nas demandas da sociedade atual.

Assim, se você pensa em ter um negócio duradouro, confira se está seguindo as tendências de mercado.

Algumas tendências:

Alimentação Saudável

A alimentação saudável é apontada como responsável pela prevenção de doenças, melhoria da autoestima e do condicionamento físico, etc.

Produtos que passam a ter uma versão para serem consumidos por quem pratica atividades físicas também têm conquistado o mercado.

A valorização da produção local também se destaca. Os consumidores têm optado por produtos que têm origem conhecida e são produzidos de maneira sustentável.

Assim, deixa de ser um simples produto de consumo para se tornar um estilo de vida.

Portanto, vale a pena observar os movimentos que buscam proporcionar longevidade, energia e qualidade de sono.

Beleza e Produtos e Serviços Self-care

O nosso cotidiano é muito intenso, de muito estresse, e a população tem começado a pensar em se cuidar melhor.

A poluição, degradação do meio ambiente e os efeitos da exposição ao sol são cada vez mais sentidos pelas pessoas.

Dessa forma, serviços e produtos que proporcionam sensação de bem-estar às pessoas é uma boa aposta.

Além disso, em geral a aparência estética é sempre requisitada. Com o aquecimento da economia, é um setor que frequentemente passa a ser uma das tendências para empreender, por crescer com facilidade.

Tecnologia: para Educação e Internet das Coisas (IoT)

Os consumidores hoje tendem a ficar 100% conectados, e o mercado não deixa de acompanhar essa tendência.

A nossa linguagem corporal, o direcionamento dos olhos, os batimentos cardíacos, etc., tudo isso reage quando vemos algo que nos interessa, correto?

Portanto, não tenha dúvidas de que os aplicativos tendem a usar essas informações para direcionar os consumidores aos seus produtos. E isso não está nada longe.

A educação à distância tem possibilitado o acesso ao conhecimento em qualquer lugar do mundo.

Dessa forma, entre as tendências para empreender uma que muito se destaca é a aplicação de recursos tecnológicos aos processos de educação.

A utilização da inteligência artificial e da experiência virtual já é uma realidade.

Portanto, é fácil notar que todos esses negócios estão ligados aos movimentos globais de cuidados pessoais e longevidade, cuidado com o planeta e praticidade.

Por fim

Assim, uma última tendência a apontar é:

Produtos e Serviços que Fazem o Bem

Quando seu produto ou serviço faz bem ao planeta e/ou, de alguma forma, contribui para próximo, passa a ter um reconhecimento diferenciado.

Sendo assim, qualquer que seja sua área de atuação, verifique se pode colaborar com a sustentabilidade e, mesmo que indiretamente, que possa reverter algum benefício para a sociedade.

Do ponto de vista da estrutura empresarial há diversos incentivos que podem contribuir para o sucesso destes negócios.

Muitos setores possibilitam usufruir de benefícios ou estruturas que facilitam a vida do empreendedor.

Portanto, analise o seu negócio e as tendências para empreender que o mercado tem apontado, e conte com especialistas para estruturar e dar vida a suas ideias.

Posts Recomendados